segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Link enviado pelo Prof. M.Sc. Leonardo Rocha Dutra; A linguagem é a do design gráfico-movente, com ilustrações figurativas animadas e infográficos animados.

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A curiosidade faz parte do saber.


Sobre alçar voos


Trabalho no 2º Período - A contribuição da Psicanálise para a Educação - Freud e a Educação


A contribuição da Psicanálise para a Educação 


Freud e a Educação


Por Maria Cristina Kupfer

 
Dora Marta de Oliveira

2ª Período

 

Apresentação

“Freud acalentava o sonho de que um dia a Psicanálise pudesse ser colocada a serviço dasociedade como um todo e, principalmente, da Educação.” (p. 7)“Sua filha Anna dedicou-se à pesquisa das bases psicanalíticas para uma pedagogia. Supunhaque a Psicanálise poderia ser transmitida aos professores enquanto saber teórico. Através de seus3

livros, muitos professores entraram em contato com aquilo que passou a ser chamado dedesenvolvimento afetivo das crianças.” (p. 7)“A nós cabe a tarefa de compreender o trabalho de Freud enquanto mestre e dele extrair, se possível, alguma inspiração para a prática do dia-a-dia do professor.” (p. 8)“...pode-se dizer que Freud foi um mestre da educação porque abriu caminho para a reflexãosobre o que é ensinar e o que é aprender.” (p. 8)“Aquilo que Freud denominou de transferência pode ser encontrado num contexto analítico,mas também na relação professor-aluno. É a partir da análise dessa relação que se pode pensar noque faz um aluno aprender. O que o faz acreditar no professor, permitindo que um ensino sejaeficaz.” (p. 8 – 9)

Introdução

“Extraídas as devidas conseqüências, essa afirmação sobre a impossibilidade da Educação pode não ser necessariamente um niilismo, uma declaração paralisante, nem uma constatação deque a Educação é inútil. Pode, contudo, apontar sobretudo os limites da ação educativa, fazendolembrar ao educador que seu instrumento de ação não é assim tão poderoso como supunha.” (p.12)“As idéias educacionais de Freud emergem em momentos precisos da articulação da teoria psicanalítica que ele estava, aos poucos, construindo. Depois de aportar, em determinado texto,na construção de um conceito psicanalítico, era como se Freud parasse um instante para refletir sobre as conseqüências da conceituação recém-nascida sobre o seu modo de pensar a cultura, asociedade e a Educação. Punha-se a examinar, naquele conceito, o que era proveniente de uma particularidade do funcionamento psíquico e o que era fruto direto das influências educativasrecebidas pelo indivíduo.” (p. 13)4

“O começo é a história da vida de Freud, sobretudo no que diz respeito à educação a que ele próprio foi submetido, uma vez que muitas de suas reflexões terão como base a sua experiência pessoal de aluno.” (p. 13)


Uma vida magistral: Freud, aluno e mestre

“O fato é que, desde cedo, seus pais esperavam que se tornasse um grande homem. Talexpectativa não deixou de ter conseqüências. A partir dela, Freud desenvolveu, em alto grau, suaautoconfiança. Por ela, no entanto, precisou lutar. Ao ser considerado como ser privilegiado, deleeram, por outro lado, exigidas responsabilidades e o cumprimento tácito das amplas expectativasnele depositadas.” (p. 17)“Nesse cômodo, Freud trabalhou e viveu durante os anos de sua formação escolar. Ali passava a maior parte do tempo que ficava em casa, fazendo muitas vezes as suas refeições lámesmo. Era um leitor infatigável – chegou a comprar mais livros do que podia pagar, o que provocou a primeira briga séria entre seu pai e ele.” (p. 18)“Por isso, provavelmente qualquer escola lhe teria sido de grande utilidade, pois Freud játinha dentro de si aquilo que escola alguma pode ensinar: o desejo de saber.” (p. 22)

Freud e seus mestres

“A idéia básica é a de que os professores herdam as inclinações carinhosas ou agressivasantes dirigidas aos pais.” (p. 23)“Reencontrou, por assim dizer, um desejo que já o habitava (...), mas que não podia liberar enquanto não admitisse para si mesmo que ser o próprio mestre não significava ocupar o lugar do pai junto à sua mãe.” (p. 28 – 29)


Freud, ele próprio um mestre

“Freud parecia sentir-se ameaçado por seus discípulos, e não foram poucos aqueles comquem Freud rompeu por acreditar que estavam, com a introdução de idéias novas, alterando oudesvirtuando a Psicanálise.” (p. 30)5


O final da história

“De fato, os últimos anos de vida de Freud não foram fáceis, tendo tais anos transcorrido sobo nazismo e os preparativos da Segunda Guerra Mundial. A perseguição imposta aos judeus deViena não o poupou, embora seu nome brilhasse como nenhum outro e sua fama já tivessecorrido o mundo. Por causa sobretudo da perseguição Freud foi obrigado a deixar Viena, no anode 1938, quando estava com 82 anos de idade. Mudou-se então para Londres, onde viveu seuúltimo ano de vida, morrendo em conseqüência do câncer de boca.” (p. 32)


Os primórdios da teoria psicanalítica

“A explicação primordial é a da defesa do eu contra uma idéia incompatível com ele.” (p. 35)“... está presente o fenômeno de divisão de consciência – diz-se que a idéia traumática éexpulsa da consciência, mas se mantém registrada de algum modo no psiquismo ‘não-consciente’e, por isso, pode ser registrada através do tratamento que Freud vinha criando.” (p. 35)“Ora, se as idéias incompatíveis são quase sempre de natureza sexual, e se são julgadasinsuportáveis pelo eu, então o que há de insuportável na sexualidade? A pergunta freudiana iráconduzi-lo, em seguida, à Educação, interrogando-a sobre o seu papel na condenação dasexualidade.” (p. 36)


Sexualidade e Educação

“Ao que tudo indica, é a moral, transmitida pela Educação, que incute no indivíduo as noçõesde pecado e de vergonha que ele deve, necessariamente, ter diante das práticas sexuais.” (p. 36)“Na época em que Freud ligava, simplesmente, doença nervosa a moralidade – e, portanto, aeducação – era simples propor uma profilaxia das neuroses por meio de um processo educativo.Bastaria recomendar uma redução da severidade imposta pelos educadores às crianças. Mas, a partir do momento em que Freud entende o rigor como algo necessário ao bom funcionamento psíquico, as coisas se complicam. Restava, de qualquer modo, propor que a educação não fizesse6

uso abusivo de sua autoridade. Porque, se a correção educativa passou a ser, no entender deFreud, necessária, nem por isso precisava ser excessiva.” (p. 37)“Como entender que uma das fontes principais de prazer no ser humano possa ser, ao mesmotempo, desprazerosa?” (p. 38)“...é aí, no ponto preciso em que um paradoxo sobre a condição humana faz um nó, quedeverá ancorar-se a afirmação de Freud sobre a impossibilidade da Educação.” (p. 38)


Sexualidade infantil e Educação

“O aspecto central dessa montagem era a teoria do conflito psíquico entre o eu e uma idéiaincompatível com suas exigências. Dessa primeira conceituação resultou seu modo de entender a participação da Educação nesse conflito, que desempenha um papel de co-autora.” (p. 38)“...por que razão a maioria de suas pacientes se referia a uma experiência de seduçãoatribuída a um adulto, que teria ocorrido em algum momento da infância da paciente? A princípio podia-se pensar – e Freud pensou – que se tratava de experiências reais. Mas a quantidade e aintensidade das referidas experiências fizeram-no desconfiar de que se tratava, na verdade, defantasia. Ora, se eram fantasias, então havia algo, na experiência infantil, responsável pelaemergência de tais fantasias, alguma coisa, obviamente, de natureza sexual – afinal, são relatosde experiência de sedução.” (p. 39)


As pulsões parciais

“‘Com o vaso de cristal quebrado’, como diz Freud. No entanto, uma observação acurada permite perceber, no formato especial de cada pedaço, a estrutura característica do cristal inteiro.Os pedaços se quebram obedecendo às linhas de força determinadas pela disposição singular,estrutural, das moléculas daquele vaso. Assim, Freud mostra, através dessa metáfora, que muitose pode saber sobre a estrutura psíquica, caso se estudem seus ‘desequilíbrios’, suas rupturas.” (p.40)“As perversões adultas resultariam da permanência de uma dessas perversões parciaisinfantis, que teria, de certa forma, se ‘recusado’ a cair sob o domínio da genitalidade. O voyeur adulto, por exemplo, estaria fixado na primitiva curiosidade infantil de contemplação de seu7

companheiro, com o agravante de não poder obter prazer de nenhuma outra maneira que nãoessa.” (p. 40)“A cada um desses aspectos perversos, presentes na sexualidade infantil, Freud chama de pulsões parciais: pulsão oral, no caso do prazer de sucção; anal, no caso da defecação; escópica,no caso do olhar.” (p. 40)“Disso se deduz que essas pulsões parciais não têm ainda um objeto preciso ao qual se dirigir.Somente depois que estiverem reunidas para conformar a genitalidade é que a criança buscará umobjeto sexual sobre o qual dirigir seu impulso. Antes disso, cada pulsão poderá se ligar, nomáximo, ao prazer que possa vir a ser extraído do órgão a que estiver vinculado – olho, no casoda contemplação; genital próprio, no caso da masturbação; boca, no caso da sucção do polegar;ânus, no caso da defecação. Mas será uma pulsão dirigida ao próprio corpo, que não buscará umoutro corpo, como acontecerá por ocasião do desenvolvimento da genitalidade.” (p. 41)“Eis aí o ponto que interessa ao educador. Por seu caráter maleável, proveniente da ausênciade objeto e de seu caráter decomponível, a pulsão sexual é passível de se dirigir a outros fins quenão os propriamente sexuais: é passível de sublimação.” (p. 41 – 42)


A sublimação

“Uma pulsão é dita sublimada quando deriva para um alvo não-sexual. Além disso, visa aobjetos socialmente valorizados.” (p. 42)“Caso o desenvolvimento da criança seja bem-sucedido, o que vai ocorrer é um conjunto demovimentos: parte dessa pulsão será reprimida (a criança deixará de manipular fezes), parte irácompor a sexualidade genital (estará presente nas preliminares do ato sexual através do prazer anal) e parte será sublimada. Ou seja, poderá se transformar, por exemplo, na atividade deesculpir em argila. Nesse último movimento, não existe mais objeto sexual, mas apenas umobjeto dessexualizado, a argila. Há, contudo, uma energia orientando a atividade, a libido, um prazer a ela correspondente, cuja origem, ou apoio, é a antiga atividade de manipular fezes.Caso, porém, o desenvolvimento da criança não ocorra de maneira satisfatória, a repressão da pulsão poderá originar uma neurose obsessiva, da qual uma das características pode ser a8

obsessão por limpeza. Nesse caso, Freud afirma que a pulsão anal seguiu um outro destino,diferente do da sublimação: foi transformada em seu contrário.” (p. 43)


Sublimação e educação

“Freud deixa de ser identificado como pedagogo tradicional a partir do momento em que (...) propõe a sua utilização, a sua canalização em direção aos valores ‘superiores’, ao bens culturais,de produção socialmente útil. ‘Sem perversão’, diz ele, ‘não há sublimação’. E sem sublimação,não há cultura.” (p. 44)“...Freud escreve que os educadores precisam ser informados de que a tentativa de supressãodas pulsões parciais não só é inútil como pode gerar efeitos como a neurose. De posse dessainformação, os educadores poderão reduzir a coerção, e dirigir de forma mais proveitosa aenergia que move tais pulsões. Um exemplo disso é a importância do educador no processo detransformação da pulsão escópica – a pulsão ligada ao olhar – em curiosidade intelectual – ver omundo, conhecer idéias –, sendo que tal curiosidade desempenha um papel muito importante nodesenvolvimento do desejo de saber.” (p. 44)“...o educador é aquele que deve buscar, para seu educando, o justo equilíbrio entre o prazer individual – vale dizer, o prazer inerente à ação das pulsões sexuais – e as necessidades sociais – vale dizer, a repressão e a sublimação dessas pulsões.” (p. 45 – 46)


A educação sexual das crianças

“...as crianças devem receber educação sexual assim que demonstrarem algum interesse pelaquestão. Essa resposta é uma decorrência natural do fato de entender que, se já existe naexperiência da criança algo de natureza sexual, não há por que negar a ela as informações atravésdas quais poderá dominar, intelectualmente, o que já é conhecido no plano da vivência.” (p. 46)“Por que, pergunta ele, é tão comum esconder, com fábulas como a da cegonha, a verdadeirahistória sobre a origem da criança? Teme-se, talvez – e erradamente –, responde ele, despertar demodo precoce uma sexualidade que só devia se apresentar na puberdade.” (p. 47)9

“Não haveria, assim, razão para informar de modo sistemático, como uma espécie de ‘ato pedagógico programado’, pois se acabaria esbarrando, uma vez mais, no inconsciente. Resta,contudo, uma ética da verdade, um convite aos educadores para jamais esconder, caso isso lhesseja possível, isso é, caso sua própria ‘posição inconsciente’ não os impeça, a verdade sobre asexualidade.” (p. 50)


O inconsciente

“Através dos atos falhos, fiz Freud, um homem pode revelar seus mais íntimos segredos, ‘e,se aparecem com facilidade e freqüência especiais em indivíduos sãos, que conseguiram realizar com êxito a repressão de suas tendências inconscientes, isso se deve à futilidade, à aparênciainsignificante com que surgem’. O eu os deixa passar, pois sabe que a essa ocorrência não é dadamuita importância.” (p. 52)“O que Freud nos apresenta é a idéia de que não somos ‘senhores em nossa própria casa’,e acrescenta mais uma ‘ferida narcísica’ àquelas anteriormente trazidas por Copérnico e por Darwin: a Terra não é o centro do sistema solar, o homem não é o centro da criação. Agora, aconsciência não é o centro de nosso psiquismo, não reina soberana sobre a nossa vontade.” (p.52)


Pulsão de morte

“Se o fim é (...) o prazer, então por que razão as pessoas corriqueiramente não se jogam emfogueiras para se aquecer? Naturalmente, porque ao princípio do prazer opõe-se o princípio darealidade, que regula, administra e dirige a busca do prazer, já que essa busca costuma ser cega.O princípio da realidade funciona como uma ligação do indivíduo com a realidade e seus perigos.Limita a atividade puramente pulsional, não permite que o indivíduo se destrua, pondera com elesobre os melhores meios de obtenção do prazer, considerando as limitações que a realidade lheimpõe.” (p. 54)“Do lado das pulsões de autoconservação, ou pulsões do eu, ficam as funções indispensáveisà conservação do indivíduo. Do lado das pulsões sexuais, ficam aquelas que, originadas nas pulsões do eu, delas se destacam, como é o caso da pulsão oral, que não busca mais o alimento10

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Sumário

 

1 – Apresentação

2 – Introdução

3 – Freud pensa na Educação

4 – Sexualidade Infantil

5 – As pulsões parciais

6 – Sublimação e Educação

7 – A desilusão de Freud com a Educação

8 – O inconsciente

9 – Consequencias para o pensamento de um Educador

10 – A aprendizagem segundo Freud

11 – Poder e Desejo – A transferência na relação professor – aluno

12 – O professor no lugar de transferência

13 – A Era Pós-Freudiana

14 – As Influências da Psicanálise na Educação Brasileira no Início do Século XX

15 –A contribuição da Psicanálise na Educação

16 – De outro lado

17 – Conclusão

18 – Referências Bibliográficas

 

 

 

 

Apresentação

 

 

 

FREUD EXPLICA!  Quem nunca disse, ou ouviu, alguma vez a frase, é por que certamente viveuantes de 1856, ano em que nasceu Sigmund Freud, o pai da psicanálise. Esse termo éempregado nas situações em que não conseguimos achar uma explicação para ocomportamento de alguém. Explicar um tipo de comportamento é, claramente, coisa fácil para ogrande analista. Entretanto, o próprio mestre é sempre tido, num primeiro momento, como um ser complicado, envolto em uma névoa de mistério e sexualidade.

 

Neste sentido, a obra“Freud e a Educação – O mestre do Impossível   de Maria Cristina Kupfer, em textoindicado pela professora Shirley da disciplina Psicologia da Educação, facilitou a elaboração do presente trabalho.

 

Por oportuno, procurei respostas ou reflexões às indagações pessoais, sobre o papel da Pedagogia, da Educação x Psicanálise fazendo pesquisas em bibliografia de outros autores. Com o foco no paradoxo que Freud e os saberes transmitidospelo aporte teórico da psicanálise, levantam pela impossibilidade da Educação o qual instauram, fundamentalmente, a concepção de sujeito do inconsciente no campo do conhecimento educativo. O encontro com a psicanálise revela que há impossibilidades em se estabelecer garantias, a priori, para a ocorrência da educação. A pedagogia, por sua vez, resiste à aceitação dessa impossibilidade.

 

 

 

 

Introdução

 

“Extraídas as devidas consequências, essa afirmação sobre a impossibilidade da Educação pode não ser necessariamente um niilismo, uma declaração paralisante, nem uma constatação deque a Educação é inútil. Pode, contudo, apontar sobretudo os limites da ação educativa, fazendolembrar ao educador que seu instrumento de ação não é assim tão poderoso como supunha“.

A obra“Freud e a Educação – O mestre do Impossível ”, de Maria Cristina Kupfer, é dividida em três partes principais, que serão abordadas neste trabalho, principalmente no que se refere à Educação.

Num primeiro momento, a autora relata a história de vida de Freud, começando com sua infância. Kupfer nos apresenta a outros estudiosos que tentaram seguir as ideias freudianas, dentre essesaté mesmo sua filha Anna Freud. A tentativa de criação de uma pedagogia analítica cai por terra,mas nem assim deixa de ser importante para os educadores aprenderem mais sobre as suas teoriasdo desenvolvimento da criança. Afinal de contas, tudo que possa vir a ter relação com crianças, eao modo como elas se comportam e sentem, é de grande interesse aos pedagogos. Na última parte, somos apresentados ao pensamento de Freud sobre aprendizagem.

      Segundo Kupfer, entre as obras completas de Freud, menos de 200 páginas são dedicadas às reflexões, análises e críticas sobre a educação. Estas páginas estão dispersas ao longo de sua obra em textos que tratam de diferentes questões. Essa dispersão não indica um descaso de Freud, mas, ao contrário, a educação o acompanhou por toda a extensão da sua obra. Shared

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      E finalmente, destaco a trajetória da psicanálise no Brasil.

 

 

 

Freud pensa na Educação

 

No final do século XIX, predominavam as explicações orgânicas e psiquiátricas para doenças como as esquizofrenias, as psicoses e a histeria. Os tratamentos eram: eletroterapia, banhos, massagens, hidroterapia, internação e hipnose. Pouco sabiam a respeito de suas causas.

A histeria é que lhe chama a atenção pelo grande número de pacientes que o procuram com vários sintomas: vômitos, alucinações visuais, contrações, paralisias parciais, perturbação de visão, ataques nervosos e convulsões. Freud queria observar, analisar e encontrar as origens daquilo.

No caso da histeria, a ideia incompatível é expulsa pelo “eu” e tornada inócua por sua transformação somática. Freud chama isso de conversão.

Se as ideias incompatíveis são quase sempre de natureza sexual, então, o que há de insuportável na sexualidade? Esta dúvida conduziu-o à Educação para averiguar qual o seu papel na condenação da sexualidade, e daí a descoberta da sexualidade infantil.

É obvio que a moral transmitida pela Educação incute no indivíduo, noções de pecado e vergonha que ele deve ter diante das práticas sexuais.

              Freud chegou mesmo a pensar assim nos primeiros anos de sua prática clínica. No entanto, a noção de um recalque operado já num plano intrapsíquico ( o eu como agente do recalque) fê-lo pensar em 1896, de modo diferente. Há no interior da própria sexualidade um desprazer .  Freud diz que em nome da própria sobrevivência individual e grupal que o eu opera o recalque da sexualidade, que não deixa de estar presente e ser necessário a todo aparelho psíquico.

               Na época em que Freud ligava, simplesmente, doença nervosa a moralidade, e portanto, a educação era simples propor a prevenção das neuroses por meio de um processo educativo. Bastaria recomendar uma redução da severidade imposta pelos educadores às crianças.  Mas a partir do momento em que Freud entende o rigor como algo necessário ao bom funcionamento psíquico as coisas se complicam.  Acabava por propor que a educação não fizesse uso abusivo de sua autoridade porque a correção educativa, embora necessária, nem por isso precisava ser excessiva.

            Merece destaque a ideia do desprazer inerente à sexualidade, móvel da ação recalcadora do eu. Como entender que uma das fontes principais de prazer no ser humano possa ser, ao mesmo tempo, desprazerosa?  O mal-estar de Freud diante da questão do desprazer é especulatório, mas ilustra-se que a resposta esteja na aurora da humanidade, o que ele chama de desprazer originário.

          De todo modo, para o resgate das ideias de Freud sobre educação, essa questão tem uma importância especial. Pois é aí no ponto preciso em que um paradoxo sobre a condição humana faz um nó, que deverá ancorar-se a afirmação de Freud sobre a impossibilidade da Educação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sexualidade Infantil de Educação

 O aspecto central da primeira teoria dos estudos dedicados à histeria era a teoria do conflito psíquico entre o eu e uma ideia incompatível com suas exigências. Dessa primeira conceituação resultou seu modo de entender a participação da Educação nesse conflito, que desempenha um papel de co-autora.

                As novas investigações de Freud levam-no à descoberta da sexualidade infantil, trazendo novas consequencias para as questões da Educação.

               Freud percebeu em experiências com pacientes histéricas fantasias, onde a maioria de suas pacientes se referia a uma experiência de sedução atribuida a um adulto, que teria ocorrido em algum momento da infância do paciente, experiências de sedução, de natureza sexual.

                A tese de que a sexualidade humana só constitui no decorrer da puberdade, ocasião em que o organismo se torna apto para procriar, devia, portanto ser revista.

              Dessa revisão, resulta um trabalho escrito por Freud em 1905: Três ensaios para uma teoria sexual. Um deles se chama justamente “A sexualidade infantil”. Ali Freud trata de uma questão capital para a Educação, ao mostrar que o impulso sexual humano – a pulsão sexual – pode ser decomposta em pulsões parciais.

          Freud dedicará grande parte de sua obra ao estudo das pulsões e do jogo entre elas, pois acreditava ser esse o jogo determinante da própria constituição do psiquismo.

 

 

As pulsões parciais

De acordo com Kupfer, Freud descobre que, durante a constituição sexual dos seres humanos, há práticas de natureza perversa que, mais tarde, não resistirá à repressão, pois terá que se submeter ao domínio das práticas genitais com o objetivo da procriação. Têm-se como exemplos as práticas perversas: exibicionismo, curiosidade relacionada aos órgãos genitais, prazer de sucção, prazer ligado a defecação, entre outros.

                Nesse caso, a pulsão sexual é capaz de dirigir-se por caminhos socialmente úteis, ou seja, é passível de sublimação, tendo a educação um papel primordial neste processo. Com isso, torna possível que o individuo se volte para atividades socialmente aceitáveis e valorizáveis, sendo elas: a produção científica, artística e todas aquelas que promovem uma qualidade de vida aos seres humanos.

Desse modo, de acordo com Kupfer, para Freud, a origem propulsora do desenvolvimento intelectual é sexual. A pulsão poderá ser sublimada em pulsão de saber. No entanto, Freud nunca se preocupou em construir métodos educativos ou técnicas. Esperava que os próprios educadores, tomando conhecimento das teorias psicanalíticas, se encarregassem disso. Assim, Kupfer (1989) exemplifica: o educador, orientado psicanaliticamente, poderia oferecer argila a uma criança que manipulasse suas fezes em vez de agir com fúria e recriminação, ameaçando esta criança com castigos.

As pulsões parciais possuem caráter errático; o objeto pelo qual se satisfaz é indiferente e intercambiável, logo pode se enveredar por caminhos socialmente úteis. É passível de sublimação e para Freud a Educação terá papel primordial nesse processo.Eis aí o ponto que interessa ao educador.

 

 

 

Sublimação e Educação

Uma pulsão é dita sublimada quando se dirige a um alvo não-sexual visando objetos socialmente valorizados. Nessa busca de um objeto pode haver uma dessexualização, pois a energia (libido) continua a ser sexual, mas o objeto não o é mais. A antiga ânsia sexual ainda se faz presente, só que de um modo mais brando, justificando a busca daquela atividade sublimada.

As bases necessárias à sublimação são fornecidas pelas pulsões sexuais parciais e claramente perversas. Uma ação educativa que “atacasse” essas pulsões, não só fracassaria, mas também faria desaparecer a fonte de um “bem” e que “a tentativa de supressão das pulsões parciais não só é inútil como pode gerar efeitos como a neurose”.

 Pode ser identificado como o pedagogo clássico que via na criança um mal originário, diferente de Rousseau que afirmava a existência de um bem natural, depois subvertido pela cultura. Deixa de ser identificado como pedagogo tradicional a partir do momento que não preconiza o desenraizamento do “mal”, mas propõe sua utilização, e direção aos valores superiores, aos bens culturais, de produção socialmente útil. Dizia Freud que sem perversão não há sublimação e sem sublimação não há cultura.

Resta, então, dirigir de forma mais proveitosa a energia que move tais pulsões, transformando, por exemplo, a pulsão escópica em curiosidade intelectual, desempenhando papel muito importante no desenvolvimento do desejo de saber. Freud esperava que os próprios educadores construíssem seu método e criassem modos de operação.

                 É na medida em que propicia sublimação, como já se disse, que a Educação tem, para Freud um papel importante.

Freud afirma que a hostilidade da civilização, representada por uma educação repressora, é semelhante à defesa que o eu levanta contra a pulsão sexual produzindo a neurose. Também a Educação exagera e produz efeitos semelhantes. Freud chega a afirmar qe há uma vocação da humanidade para a neurose.  Freud continua a martelar uma desconfiança, referida numa pergunta que nunca o abandonou: Porque, do ponto de vista histórico, a Educação sempre foi tão repressora?

Reich e Marcuse dão explicações políticas e afirmam que a repressão sexual é uma das armas de que se serve a opressão política a fim de garantir a submissão das massas.

Millot conclui que as classes sociais no poder fazem uso, em benefício próprio, da repressão já instalada por outros meios, pois há a possibilidade de a sublimação vir a ser operada, controlada, de fora, já que não é, na verdade, um mecanismo ao alcance da consciência.

Freud declara o seguinte: o educador é aquele que deve buscar, para seu educando, o justo equilíbrio entre o prazer individual e as necessidades sociais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A desilusão de Freud com a Educação

 

Por que Freud afirmou que “a Educação é impossível?”Todas as suas ideias, sobre a Educação, inspiradas pela Psicanálise foram por ele mesmo questionadas:

 

·         O educador deve promover a sublimação, mas sublimação não se promove por ser inconsciente.

·         O educador deve esclarecer as crianças a respeito da sexualidade, se bem que elas não darão ouvidos.

·         O educador deve se reconciliar com a criança que há dentro dele, mas é uma pena que ele tenha se esquecido de como é esta criança.

·         E a conclusão: “A Educação é uma profissão impossível”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O inconsciente

Observamos que é com a ideia de inconsciente que esbarramos o tempo todo. Charcot, observando as pacientes histéricas, dizia que havia uma divisão da consciência devida a uma debilidade congênita de algumas mulheres. Para Freud, que aceitou essa explicação, a divisão da consciência era fruto de forças psíquicas encontradas no interior do psiquismo, o resultado da luta entre o “eu” e os impulsos de natureza inconsciente. O aparecimento do sintoma neurótico era o modo como se resolvia o conflito, pois esse era o disfarce que a pulsão se manifestava. Além dos sintomas, Freud descobriu outras manifestações ao lado dos sintomas como os sonhos e os atos falhos.

Os atos falhos (lapsos) são pequenas manifestações que emergem em nossa fala, sem que nos demos conta e que pode revelar nossos mais íntimos segredos. Alguém que fala pode expressar muito mais do que está querendo dizer.

Com essa descoberta a consciência foi desalojada da posição de comando que vinha ocupando até então na Filosofia. A consciência não é mais o centro do nosso psiquismo, não reina sobre a nossa vontade.

O aparelho psíquico se organiza sempre de modo a obter prazer e bem-estar, ou então, no caso do sintoma, para obter o desprazer menor. A busca do prazer costuma ser cega e é por isso que ao princípio do prazer opõe-se o princípio da realidade, que regula, administra e dirige essa busca, funcionando como uma ligação do indivíduo com a realidade e seus perigos. É o princípio da realidade que não permite que o indivíduo se destrua achando os melhores meios para a obtenção do prazer considerando as limitações impostas pela realidade.

Há sempre um conflito entre o “eu” dirigido pelo princípio da realidade (pulsões de conservação) e de idéias incompatíveis dirigidas pelo princípio do prazer (pulsões sexuais).

Freud supôs que o desprazer emanava do conflito entre as forças em oposição_as pulsões sexuais versus as pulsões de autoconservação.

Entretanto, há algo no psiquismo que escapa ao princípio do prazer: a repetição (o neurótico repete sem cansar, atos que lhe causam sofrimento) e Freud não conseguia entender como o indivíduo conseguia encontrar prazer em seu permanente exercício. Entreviu a ação de uma força irreprimível, independente do princípio de prazer e oposta a ele, sem contudo, ser aliada ao princípio de realidade. Essa força tem um caráter mortal barrando o caminho ao desenvolvimento porque a ação da repetição fixa, torna as coisas permanentes e imutáveis, mostrando a Freud a “face da morte” em plena ação entre as forças que atuam sobre a vida de um indivíduo.

Freud afirma existir em todo ser vivo uma tendência para retornar ao estado inorgânico, pois a vida surgiu do não-vivo.

É tão grande a importância desse novo conceito que Freud é levado a formular a dualidade pulsional em novas bases. A luta no interior do psiquismo não se dá mais entre as pulsões do “eu” e as pulsões sexuais. Freud reúne ambas de um só lado, pois elas agem a serviço da vida, de Eros, interessadas na conservação da espécie. Seu inimigo é a pulsão de morte, interessada em conduzir o indivíduo à estabilidade, onde nada se movimenta, a matéria está inerte _ como a morte.

 

 

 

 

 

 

 

Conseqüências para o pensamento de um educador

Como criar um sistema pedagógico partindo de tais afirmações? As realidades do inconsciente e da pulsão da morte não casam bem com a promoção de bem-estar e de felicidade próprios da educação. Contudo, o que não pode ser esquecido é a ideia de que tais forças, presentes no interior do psiquismo, escapam ao controle dos seres humanos e, portanto, ao controle do educador. Poderíamos dizer, então, que a tarefa de educar se vê dificultada pela ação do inconsciente? Por que Freud afirmou que a Educação, a Política e a Psicanálise são tarefas impossíveis?

A Educação exerce seu poder através da palavra. Seu discurso, dirigido à consciência tenta estimular os indivíduos a se conduzirem em uma direção por ela mesma determinada. Da palavra extrai seu poder de convencimento e de submissão do ouvinte a ela.

No entanto, a realidade do inconsciente ensina que a palavra escapa ao falante. Ao falar, um político e um educador poderá se perder e revelar-se indo em uma direção contrária àquela que seu “eu” havia determinado.

Ensina a Psicanálise que a palavra é ao mesmo tempo lugar de poder e submissão, de força e de fraqueza, de controle e de descontrole. Com, então, educar sobre uma base paradoxal? É que, para Freud, o domínio, a direção e o controle, que estão na base de qualquer sistema pedagógico, jamais poderão ser integralmente alcançados.

Freud termina aqui com uma conclusão decepcionante: a Psicanálise não serve de fundamento para a Pedagogia; não pode servir como princípio organizador de um sistema ou de uma metodologia educacional.

Haverá, então, outro modo de a Psicanálise contribuir para um educador?

 

A Aprendizagem segundo Freud

O que poderia ser, para Freud, o fenômeno da aprendizagem? Sobre isso, não vamos encontrar nenhum texto escrito por ele, pois suas preocupações eram predominantemente clínicas, interessado que estava, em livrar as pessoas do peso das neuroses.

Entretanto, por sua própria posição frente ao conhecimento, pensava nos determinantes psíquicos que levam alguém a ser “desejante de saber”. O processo da aprendizagem depende da razão que motiva a busca de conhecimento.

A criança que pergunta tanto está realmente interessada em saber como nascemos e por que morremos, de onde viemos e para onde vamos.

Para Freud, um momento capital e decisivo na vida do ser humano é o momento da descoberta daquilo que ele chama de diferença sexual anatômica, quando descobrem que o mundo é composto de homens e mulheres; em seres com pênis e seres sem pênis. Sentem que algo está faltando para alguém. Alguém perdeu algo, assim como já havia perdido o seio, as fezes, etc. A descoberta da diferença sexual anatômica não depende de sua observação, mas da passagem pelo Complexo de Édipo quando a menina se define como mulher e o menino como homem.

A essa angústia Freud chamou de angústia de castração. É isso que faz a criança querer saber. As primeiras investigações são sempre sexuais, segundo Freud, porque a criança quer definir seu lugar no mundo, e esse lugar é um lugar sexual.

Esse lugar sexual é situado em relação aos pais, ao que eles esperam do filho, ao seu desejo. Por que ele foi posto no mundo?

Ao final da época do conflito edipiano parte da investigação cai sob o domínio da repressão e a outra parte “sublima-se” em “pulsão” de saber, associada a “pulsões de domínio” e a “pulsões de ver”.

Isso significa que o desejo de saber associa-se com o dominar, o ver e o sublimar.

Para Freud, as investigações sexuais são reprimidas e não é a Educação a maior responsável por isto. As crianças deixam de lado as questões sexuais por uma necessidade própria e inerente à sua constituição. Não por ser “feio”, mas porque precisam renunciar a um saber sobre a sexualidade, para daí proceder a um deslocamento dos interesses sexuais para os não sexuais, desviando para isso, a energia concentrada. Não deixam de perguntar porque a força de pulsão continua estimulando estas crianças. Perguntam sobre outras coisas para poder continuar pensando em questões fundamentais.

Freud diz ainda que essa investigação sexual sublimada se associa com a pulsão de domínio e aí ele localizou a pulsão de morte. Saber associa-se com dominar. A investigação sexual sublimada relaciona-se, também, com o ver. O visual não é um elemento secundário nas pulsões sexuais. Na constituição da sexualidade um elemento central é a fantasia da cena primária ou cena de relação sexual entre os pais, na qual ela, a cena, é o objeto de uma visão imaginada pelo sujeito, chegando à fantasia de se imaginar um dos seus personagens.

Essa pulsão sublimada transforma-se em pulsão de domínio, em “pulsão de saber”. Transforma-se em curiosidade dirigida a outros objetos, de modo geral.

É importante ressaltar a filiação da curiosidade intelectual à curiosidade sexual, à imagem fantasiada da cena primária.

Pode-se dizer que, para Freud, a mola propulsora do desenvolvimento intelectual é sexual.

Entretanto, a criança não aprende sozinha. É preciso que haja um professor para que o aprendizado se realize. O ato de ensinar pressupõe uma relação com outra pessoa, a que ensina. Aprender é aprender com alguém.

Não importa o conteúdo ensinado (se é completamente verdadeiro ou não), o aluno acredita no professor. E de onde eles extraem esse poder de convencimento, a sua credibilidade?

Graças a isso o professor está revestido de uma importância especial e graças a ela, tem grande influência sobre os alunos.

No decorrer do período de latência, são os professores que tomarão o lugar dos pais, e em particular, do pai, e assim, herdarão os sentimentos que a criança dirigia a esse último, por ocasião do complexo de Édipo.

A ênfase freudiana está concentrada nas relações afetivas entre professores e alunos, relações que antes eram dirigidas ao pai. Posteriormente o próprio Freud declara que a palavra afeto deixa de ter tanta importância.

É por isso que dizemos que, na perspectiva psicanalítica não se focalizam os conteúdos, mas o campo que estabelece as condições para aprender. Em Psicanálise, dá-se a esse campo o nome de transferência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Poder e Desejo – A transferência na relação professor-aluno.

 

A palavra transferência foi mencionada, por Freud, pela primeira vez no seu livro A Interpretação dos Sonhos. Explicava que os acontecimentos do dia eram transferidos para o sonho, onde apareciam modificados. Percebeu, em seguida que o paciente transferia para o analista, antigas vivências com outras pessoas, relacionando-se com ele como se fosse o pai, com medo de sua autoridade. Porém, em momento algum o paciente percebia o que estava acontecendo. Era uma manifestação inconsciente que passou a ser um bom instrumento de análise desse inconsciente.

 

Freud chega a afirmar que ela está presente, também na relação professor-aluno e o que se transfere são as experiências primitivas com os pais.

 

Transferir é então atribuir um sentido especial àquela figura determinada pelo desejo, que pode ser o analista ou o professor, e que passam a ser depositários de algo que pertence ao analisando ou ao aluno e passam a fazer parte de seu cenário inconsciente. Sua fala é escutada através dessa especial posição que ocupam. Em virtude dessa posse, estas figuras ficam carregadas de importância especial e é daí que emana o poder que eles têm sobre o indivíduo.

 

Assim, em razão dessa transferência de sentido operada pelo desejo, ocorre também a transferência de poder.

 

 

.O professor no lugar de transferência.

 

A História mostra que a tentação de abusar do poder é muito grande. O professor pode subjugar o aluno e impor-lhe seus próprios valores e ideias, ou seja, impor-lhe seu próprio desejo e fazendo-o sobrepor-se àquele que movia seu aluno a colocá-lo em destaque. Daí cessa o poder desejante do aluno e ele poderá aprender conteúdos, gravar informações, espelhar fielmente o conhecimento do professor, mas não sairá desta relação como sujeito pensante.

 

Poderia o mestre anular seu desejo se é este que o impulsiona para a função de mestre? O jogo é complicado, pois só o desejo do professor justifica o fato de ele estar ali; e, estando ali precisa renunciar a este desejo.

 

Eis aí porque se apóia a ideia de que a Educação é impossível.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Era Pós-freudiana

 

Já foi esclarecido por muitos estudiosos que a Psicanálise, momento algum durante sua criação, teve intenção de elaborar teorias para e educação, no entanto, ao longo da história, as ideias de Freud acabaram se aproximando em diversos pontos com os aspectos educacionais.

 Porém, no início do século XX, o pastor Oskar Pfister reconheceu a importância da Psicanálise pra a Educação, de forma pioneira e Hans Zulliger, 1966, tentaram a criação de uma disciplina, a Pedagogia Psicanalítica.

                        Outra tentativa foi a transmissão da teoria psicanalítica a pais e professores. Ana Freud foi a principal representante desse grupo.

                       Abrindo um parênteses, para realçar queZulliger utilizava de Testes ou Técnica, que se trata de um instrumento de avaliação da personalidade que tem como base o psicodiagnóstico coletivo ou individualmente, Tal constatação reforça o interesse para o uso de instrumentos projetivos no âmbito empresarial,  ou teste individual que  integra diversos aspectos da personalidade, com base tanto nos preceitos da psicometria, como nos da projeção, o que permite uma investigação mais completa do universo psíquico do examinando, tão solicitada no campo empresarial .

Retornando à temática da Psicanálise da Educação, com o passar dos anos e com a evolução dos estudos, vários estudiosos chegaram à conclusão de que seria impossível elaboraruma metodologia educacional com as bases psicanalíticas, ou seja, não seria possível se ter o que tentou se chamar de Pedagogia Analítica, como concluiu Millot em seu livro "Freud Antipedagogo".

 

Porém, esses mesmos estudos perceberam que o pedagogo poderia fazer da psicanálise uma ferramenta para auxiliar seu trabalho dentro das mais diversas áreas educacionais. Chegou se essa conclusão ao se perceber que as ideias psicanalíticas estudavam a criança, sua formação enquanto individuo social e a subjetividade, de um modo geral, por esse motivo surgia uma aproximação da Psicanálise com a educação, que é a responsável pelo trabalho com o desenvolvimento da criança.

 

A Educação não consiste apenas de receitas já formuladas. Existem valores, moral, proibições, além de saberes já planejados que devem ser trabalhados durante todo o processo de educacional. Os educadores são responsáveis por construir, em seus educandos, conhecimentos sobre as relações sociais cotidianos. Aspectos da relação professor-aluno como os citados acima, nos levam a pensar que a Psicanálise tem um papel fundamental no processo educativo.

Muitas vezes os cursos de formação de pedagogos se preocupam demais em métodos de ensino, mas esquecem de preparar esse profissional para alguns aspectos da sua filosofia de trabalho, isto é, é preciso perceber que o pedagogo tem a função de ocupar uma posição de "Ideial-do-Eu" (Kupfer, 1999), de modelo para criança. 

A educação, dentro de um viés psicanalítico, pode ser em si mesma repressiva e violenta, visando adaptar a criança ao que é aceito socialmente (Millot, 2001). Contudo, esse processo educativo, que muitas das vezes é de encargo do pedagogo, não precisa ser abusiva nesse processo de adaptação e o educador preparado, para propiciar uma socialização saudável para a criança. A relação professor-aluno pode ser um aspecto fundamental dento do processo de aprendizagem. Segundo Freud (1914), o professor só será ouvido se estiver revestido, por seu aluno, com uma importância. Assim, a aprendizagem não está alicerçada nos conteúdos, mas sim na relação que estabelece entre o professor e seus aluno, logo isso pode favorecer ou não o processo de aprendizagem, independente dos conteúdos (Kupfer, 2007).

As Influências da Psicanálise na Educação Brasileira no Início do Século XX

 

A psicanálise, enquanto fundamento teórico e prático forneceu elementos que contribuíram para a sustentação dos pressupostos filosóficos da “Escola Nova”, que surgiu, a partir da década de 1920, como alternativa ao ensino tradicional.

 

                 Durante a primeira metade do século XX, existiu uma estreita relação entre educação e psicanálise no Brasil. Esta forte presença da psicanálise no discurso pedagógico brasileiro deveu-se a uma série de fatores, alguns inerentes à própria psicanálise e outros relativos à educação brasileira.

 

                No que concerne à psicanálise, devemos considerar que as iniciativas de aproximação com a educação foi um tema amplamente debatido na Europa desde a década de 1910, ao se acreditar que uma educação guiada por princípios psicanalíticos favoreceria o desenvolvimento de uma personalidade saudável e evitaria o surgimento de sintomas neuróticos na vida adulta.

 

            Além disso, a psicanálise, ou mais especificamente o ramo da ciência psicanalítica dedicada à psicanálise de crianças, encontrou na educação sua primeira via de inserção no país, haja vista que as condições para o surgimento de um trabalho de cunho estritamente psicoterápico ainda não existia.

 

 

A psicanálise foi tomada, no meio educacional brasileiro, como um instrumento prático destinado a promover o ajustamento do aluno na escola e não como um recurso para a compreensão da subjetividade da criança.

 

         Uma importante oscilação entre os trabalhos da primeira metade do século XX e aqueles encontrados na atualidade diz respeito à forma de intervenção no meio educacional, que passou a considerar a importância do aspecto relacional entre aluno e professor, a contemplar a noção de infantil.

 

               A implantação das ideias psicanalíticas no Brasil se constituiu também no substrato que conduziu a significativas modificações no modelo educacional vigente no país até então, fazendo com que a educação tradicional fosse perdendo espaço para uma nova filosofia educacional fundada no pensamento liberal, qual seja, a “Escola Nova” forjada no ideário liberal, a “Escola Nova”, ou “Escola Progressista”, como também ficou conhecida, surge no cenário educacional do país como uma opção ou mesmo como uma oposição ao ensino tradicional em vigor até então.

 

     Provavelmente, a semelhança mais relevante para o presente estudo é a distinção estabelecida entre criança-problema e criança deficiente, que na pedagogia tradicional eram classificadas sob um único rótulo: o de criança anormal.

 

Entre os teóricos nacionais que empunharam a bandeira da “Escola Nova”, figura com grande destaque o nome de Anísio Teixeira que, após estudar com o filósofo John Dewey (1858-1952) nos Estados Unidos, trouxe para o Brasil suas ideias sobre esta nova filosofia educacional, implantando-as no ensino municipal do Rio de Janeiro na década de 1930, o que ficou conhecido como “Reforma Anísio Teixeira”.

 

              Os profissionais que exerciam as atividades que foram regulamentadas, em 1962, como atribuições do psicólogo eram denominados de psicologistas quando exerciam atividades de aplicação de teste, ou visitadoras psiquiátricas, ao desempenharem atribuições como visitas domiciliares ou escolares.

 

            É no bojo desta concepção que encontramos espaço para o surgimento

da psicanálise de crianças associada à higiene mental, prática esta que, em anos subseqüentes, serviu de esteio para o surgimento da análise de crianças propriamente dita.

 

                 A etapa aqui descrita marca o início de um período de transição na história da psicanálise de crianças no Brasil. Deixando para trás uma fase, na qual a psicanálise de crianças encontrava espaço social e científico apenas na retórica, com a difusão de informações sobre educação infantil, este período inaugura uma nova forma de compreender a psicanálise e sua aplicação à criança, através da inclusão de preceitos psicanalíticos na assistência ao escolar deficitário.

 

                A natureza do atendimento oferecido às crianças-problema pelas clínicas de orientação infantil, apesar de migrar do campo da retórica para a prática, ainda não atribuía à psicanálise de crianças o estatuto de um sistema terapêutico aplicado ao tratamento dos distúrbios emocionais da infância, à semelhança da análise de adultos, uma vez que sua intervenção tinha uma finalidade de caráter profilático e apenas secundariamente assumia funções terapêuticas.

 

              Devemos ressaltar, no entanto, a conotação com que o termo profilático é empregado neste contexto histórico.

 

                     Não se trata unicamente de atribuir aos pais e professores a função precípua de agentes profiláticos de futuras manifestações de doença mental, por intermédio de uma educação infantil guiada por princípios psicanalíticos, embora esta função pudesse advir secundariamente. O foco principal para o qual foram direcionados os esforços dos profissionais que atuavam nas clínicas de orientação infantil era o de promover a prevenção da doença mental, através da compreensão e da assistência às manifestações sintomáticas da criança em idade escolar.

 

 

 

 

 

 

Contribuições da Psicanálise na Educação

A Psicanálise trouxe uma nova forma de olhar a criança e a infância. A maior contribuição  de Freud, para os profissionais da educação, reside no fato de ter conduzido a uma forma nova de olhar a infância, que contrasta fortemente com a crença vitoriana de que o mau comportamento ou os problemas de personalidade da criança eram o resultado do pecado original, só corrigíveis por uma disciplina severa e rígida.  Ao longo dos últimos cem anos, a Psicanálise teve um papel incontornável na compreensão do funcionamento mental e, inevitavelmente, foram sendo progressivamente integrados no domínio educativo.

A extraordinária popularidade da psicanálise poderá, talvez, ser explicada, em parte, pela sua ousada concepção da motivação humana, ao colocar o sexo, objeto natural de interesse das pessoas e também sua principal fonte de felicidade, como único e poderoso móvel do comportamento humano.  Em que pese os detalhes excêntricos de muitas narrativas clínicas, a abordagem do sexo sob um aspecto científico, em plena era vitoriana, representou uma sublimação, que permitiu que a sexualidade fosse, sem restrições morais, discutida em todos os ambientes, inclusive nos conventos.

 

Essa permeabilidade subjetiva confundiu-se com profundidade científica, e a teoria foi levada à aplicação em todos os campos das relações sociais, nas artes, na educação, na religião, em análises biográficas, etc

 

A obra de Sigmund Freud, centrada inicialmente na terapia de doenças emocionais, também veio contribuir em muito na área social e na pedagogia, pois o ato de educar está intimamente relacionado com o desenvolvimento humano, especialmente do aparelho psíquico.

 

As maiores contribuições da Psicanálise com a educação em geral se dão através do estudo do funcionamento do aparelho psíquico e dos processos mentais, onde ocorre a aprendizagem, do estudo dos vários tipos de pensamento, da aprendizagem através dos processos de identificação e dos processos de transferência que ocorrem na relação professor- aluno.

 

Revelando que o ser humano possui vários tipos de pensamento (prático, cogitativo e crítico), o estudo freudiano lembra a importância que tem a escola poder proporcionar o desenvolvimento de todas as suas dimensões, alargando assim a capacidade do sujeito buscar alternativas por si próprio e desenvolva o prazer de aprender.

 

 

As teorias de Freud podem ser aplicadas ainda hoje na educação. Cada vez mais é preciso revê-las para entender como se processa o desenvolvimento do aluno tanto emocional quanto mental. Ainda temos uma educação que infelizmente trata os alunos como iguais, usando metodologias que ignoram as diferenças e o professores muitas vezes não conseguem analisar mais profundamente os porquês de determinados fracassos escolares, que certamente estão ligados a problemas emocionais ou a metodologias equivocadas que não respeitam a forma de construção do pensamento e as etapas evolutivas dos educando.

 

           A  Psicanálise contribuiu para a entrada, no campo da Pedagogia, de novos elementos de reflexão acerca dos processos educativos, nomeadamente a questão abordada por Freud, da “transferência” para o professor,  mecanismos da identificação projetiva no quadro da aprendizagem e da relação educativa, e a identificação das angústias e medos presentes nessa relação. A conjugação destes dois atributos chamam a atenção para a importância da história pessoal e da compreensão dos significados e motivos, conscientes e inconscientes, inerentes a todos os comportamentos.

 

 

Hoje qualquer abordagem do desenvolvimento psicológico é indissociável dos nomes de Freud, Anna Freud, Melanie Klein, Renée Spitz, Donald Winnicott e tantos outros que, a partir de uma perspectiva psicodinâmica, contribuíram para uma compreensão do mundo infantil e dos processos de desenvolvimento.

 

              A contribuição da Psicanálise à Educação escolar existe e elase dá no campo da ética, implicando em uma mudança na postura dos que são afetadospor ela.

 

É possível, ainda, falar de Psicanálise para a educação escolar, fora dos moldesclínicos, na forma de cursos, reuniões encontros e espaços de fala e escuta.

 

 Quealguns conceitos psicanalíticos são importantes de serem repassados a este outrocampo do conhecimento: aqueles relacionados ao desenvolvimento infantil, relacionadosà consideração do Sujeito do desejo, a importância do brincar, (e o que se realiza nele),à sexualidade infantil e a importância disso tudo para a aprendizagem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De outro lado

              Desde o início da reflexão sobre as relações da Psicanálise com a Pedagogia têm-se encontrado uma multiplicidade de posições cujo protótipo encontrou logo na fase de expansão da chamada Pedagogia Psicanalítica.

Na desvalorização extrema do papel da Psicanálise para a educação, podemos encontrar posições como de alguns autores, segundo a qual os conhecimentos teóricos da Psicanálise (e mesmo da Psicologia) não têm qualquer interesse para a prática pedagógica, uma vez que tratam de um setor da vida psíquica com o qual o educador não tem praticamente contato, mesmo tendo em conta que, na sua prática, é constantemente atingido pelos seus efeitos indiretos. Argumentam em causa a utilidade do conhecimento psicanalítico para os educadores, dizendo que as formas de angústia que interessam ao pedagogo e ao psicanalista nada têm em comum.

 

                  Alguns teóricos chamam precisamente a atenção para o que designam por infiltrações desviantes, ou seja, ideias que, vindas da Psicanálise, não penetram verdadeiramente o saber pedagógico. Será o caso, na sua perspectiva, de certas formulações das pedagogias não-directivas ou da pedagogia institucional. Trata-se de ideias pretensamente fundadas na Psicanálise e que, por exemplo, apresentam a ausência de educação como algo bom, conduzindo à educação permissiva, à hipervalorização dos discursos sobre a educação, ou, ainda, àquilo que os autores consideram como o “veneno sutil” de considerar a educação como a Psicanálise dos pobres.

 

                  Outra crítica, tendo em conta a importância do conhecimento sobre o desenvolvimento infantil trazido pela Psicanálise, está em saber o que fazer com esse conhecimento.

 

                  Frequentemente, as escolas solicitam aos psicanalistas, psicólogos, e mesmo aos médicos, que intervenham sobre situações educativas, mas de forma tal que suscitam grande ambiguidade. Muitos desses pedidos são no sentido de que tratem dos casos, turmas ou grupos de alunos numa perspectiva terapêutica, como se nada mais de pedagógico houvesse a fazer.

 

        Outra crítica, tendo em conta a importância do conhecimento sobre o desenvolvimento infantil trazido pela Psicanálise, está em saber o que fazer com esse conhecimento.

 

‘O sonho freudiano, que era o de colocar a Psicanálise a serviço de todos, acabou por fazer da análise, paradoxalmente, pelo viés institucional, um instrumento de dominação e de seleção’observa Manonni. No Brasil, sem dúvida, foi a ideia de seleção que predominou entre nós.Atualmente, a Psicanálise é convocada apenas para selecionar crianças para classes especiais, ouseja, para estigmatizá-las e segregá-las do convívio com as demais. E isso é feito através de testes psicológicos que guardam com a Psicanálise uma influência indireta e cada vez mais tênue!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conclusão

 

Embora seja incontestável a grande quantidade de informação produzida pela investigação psicanalítica sobre a criança, o desenvolvimento e a aprendizagem, o debate sobre a relevância das diferentes contribuições psicanalítica para a educação tem permanecido muito aceso durante décadas.

 

                   A Psicanálise propõe e possibilita a abordagem de problemas que a Pedagogia nunca coloca. Isso cria a possibilidade de que a leitura do campo pedagógico e educativo feito pela Psicanálise e a própria compreensão que o professor formula de si nesse contexto, o possam levar a interrogar-se sobre a sua prática, colocando-se numa posição criativa, de investigação e mudança.

 

                Este trabalho foi muito importante e determinante para reconhecer a importância da atuação  do inconsciente na relação pedagógica e educativa. Assim percebo que o ensino da psicanalise a educadores abre apossibilidade de re-pensar as relações com o saber e com o exercício de educar de forma distinta com os ideais cientificistas da pedagogia e da transmissão sem efeitos da ilusão universitária, distinção entre teoria e prática.

 

 

              Partindo do pressuposto, que o pedagogo é o profissional responsável pela educação de crianças e que, esse poderia fazer uso das teorias psicanalíticas para uma reflexão da sua prática identifico que nos cursos de Pedagogia, a Psicanálise é trabalhada somente como um tópico dentro da disciplina Psicologia da Educação.O tempo dedicado aos estudos das ideias psicanalíticas é consideravelmente curto, não sendo possível desenvolver o conteúdo previsto; que a psicanálise ajuda na escuta do professor ao que o alunotraz, evitando julgamento moral; que a visão psicanalítica pode mostrar ao professor que não é somente ele o responsável pela detenção do conhecimento; que os estudos de Freud atraem o interesse dos estudantes de Pedagogia, apesar de não objetivar a utilização da Psicanálise para a prática docente, e sim para compreensão da vida pessoal; que as ideias psicanalíticas podem possibilitar uma reflexão da sua prática, no processo de interação com o aluno, com a família, aluno- aluno, além de ajudar na compreensão da sexualidade e problemas de aprendizagem. A Psicanálise pode contribuir com a formação do pedagogo e, principalmente, no desenvolvimento da ética dentro da sua docência.

 

Este foi o primeiro passo para o estudo e idealização de um tema para a iniciação à  pesquisa científica tem tão controverso e importante e que possui várias problemáticas. Desde Freud, que no meu conhecimento de senso comum a tudo explicava, percebo que Freud verdadeiramente implicava com a Educação dizendo-a impossível.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referência Bibiliográfica

KUPFER, Maria Cristina. Freud e a educação: o mestre do impossível. São Paulo: Scipione, 1989. (Série: Pensamento e Ação no Magistério).

Revista de Psicologia – ISSN 2177 4552 E4-07 A contribuição da psicanálise para a educação

Abrão, J. As Influências da Psicanálise na Educação Brasileira no Início do Século XX. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ /ptp/v22n2/a13v22n2.pdf>. Acesso em: 30 de agosto de 2008;

___________ Freud e a Educação, dez anos depois. Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, Porto Alegre, v. 1, n. n.16, p. 14-26, 1999;

Libâneo, J. C.. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar em Revista, v. 17, p. 153-176, 2001;

Millot, C. Freud antipedagogo; tradução: Ari Roitman- Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001

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Reich, W. (1942). A Função do Orgasmo: problemas econômicos sexuais da energia biológica. Trad. Maria da Glória Novak. 13ªed. São Paulo, Brasiliense, 1987.

Zulliger, Hans. Oskar Pfister, In: ALEXANDER, F. EISENTEIN, S. GROTJAHM, M. (Orgs). Psychoanalytic Pioneers. New York: Basic Book. 1966.

 

Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde http://www.ipv.pt/millenium/Millenium38/13.pdf – Acessado: 07/12/12